Confrontos na cidade de Léré deixam 19 mortos no Mali

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2015 13h55
  • BlueSky

Bamaco, 30 abr (EFE).- O governo do Mali informou nesta quinta-feira que 19 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas nos confrontos entre o Exército e os independentistas tuaregues que desde a quarta-feira tentam assumir o controle da cidade de Léré, no noroeste do país.

Segundo um comunicado do Ministério da Defesa, nove dos mortos são soldados do Exército e os demais combatentes tuaregues, enquanto seis membros das Forças Armadas foram feitos reféns.

Dezesseis dos feridos são soldados do Exército malinês e seis são rebeldes, e nos confrontos pelo menos três veículos foram completamente destruídos, além de terem sido apreendidas armas e munição.

O Ministério da Defesa assegurou no comunicado que a cidade está sob controle governamental e que hoje de manhã chegaram reforços, diante da possibilidade de que novos ataques aconteçam.

Segundo fontes contatadas pela Agência Efe, a população foi para as ruas para comemorar que o Exército tenha conseguido deter os independentistas tuaregues da Coordenadora de Movimentos do Azawad, apoiados por grupos jihadistas.

A região é um dos redutos da minoria árabe malinesa e nela se estabeleceram nos últimos anos islamitas formados no Golfo Pérsico e estudantes das várias escolas corânicas. Por outro lado, nos arredores de Timbuktu, onde ontem três soldados malineses morreram em um ataque realizado por um grupo de desconhecidos contra um quartel do Exército, continuavam as hostilidades.

Esta nova espiral de violência no país torna cada vez mais improvável que se consiga a assinatura do acordo de paz em 15 de maio em Bamaco entre o governo e os diferentes grupos tuaregues. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.