Confrontos no Iraque terminam com a morte de 30 jihadistas e 12 curdos

  • Por Agencia EFE
  • 18/11/2014 17h18

Mossul (Iraque), 18 nov (EFE).- Pelo menos 30 combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e 12 militares curdos iraquianos morreram nesta terça-feira em confrontos entre os dois lados perto da área de Rabia, 120 quilômetros ao oeste da cidade de Mossul, informou à Agência Efe uma fonte militar.

Os enfrentamentos, que duraram cinco horas, aconteceram entre uma unidade das tropas da região autônoma do Curdistão, conhecidas como “peshmergas”, e os jihadistas na região de Al Auinat, quatro quilômetros ao sul de Rabia, depois que estes lançaram um ataque contra uma concentração militar curda.

Um responsável dos “peshmergas”, o coronel Adel Yabar, acrescentou que os confrontos, nos quais foram utilizadas armas leves e médias, deixaram também 11 feridos entre suas forças e a destruição de 11 veículos dos jihadistas.

No início do mês passado, explodiram enfrentamentos similares entre as duas partes durante uma operação das forças curdas que terminou com a libertação da área de Rabia das mãos dos jihadistas.

As tropas curdas, ajudadas pela aviação americana, tentam há quase duas semanas conter o avanço jihadista rumo a Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

O EI lançou uma ofensiva relâmpago no último mês de junho e conquistou o domínio de amplas áreas do norte e do centro do Iraque, e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria.

Na quinta-feira passada, o EI emitiu uma gravação atribuída a seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, na qual anunciou a expansão do califado aos países do Golfo Pérsico e do norte da África, onde outras organizações radicais lhe juraram lealdade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.