Confrontos sectários deixam 11 mortos e 55 feridos no Líbano
Beirute, 15 mar (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram e 55 ficaram feridas nos últimos três dias em enfrentamentos entre sunitas e xiitas na cidade de Trípoli, no norte do Líbano, informou neste sábado a agência oficial libanesa “ANN”.
Os choques enfrentam desde quinta-feira passada os moradores dos bairros rivais de Bab el Tebaneh, de maioria sunita e simpatizante dos rebeldes sírios, e Jabal Mohsen, de predomínio alauita, seita à qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad.
As ruas permanecem quase desertas nas áreas conflituosas, onde colégios, universidades e comércios mantêm suas portas fechadas.
O exército libanês, que reforçou sua presença nestas áreas, responde aos disparos e fechou algumas ruas e estradas para proteger a população dos franco-atiradores, os causadores do maior número de vítimas.
A tensão no norte do Líbano tem como cenário de fundo a guerra na Síria, já que a população está dividida entre partidários e adversários do regime de Damasco.
Desde o início do conflito sírio, em março de 2011, a segurança se deteriorou no Líbano com um aumento de enfrentamentos sectários, atentados terroristas e bombardeios em áreas fronteiriças. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.