Confrontos tribais deixam ao menos 31 mortos na região sudanesa de Darfur
Cartum, 6 jul (EFE).- Pelo menos 31 pessoas morreram neste domingo e outras 30 ficaram feridas em confrontos entre as tribos Al Roziqat e Al Maalia na região de Darfur, no oeste do Sudão, informaram à Agência Efe fontes tribais.
Um líder do clã Al Roziqat assinalou que vários membros do Al Maalia mataram um integrante da tribo contrária e que isso teria motivado um confronto maior, como uma vingança por parte dos Al Roziqat.
Outro membro dessa mesma tribo assinalou que o ataque dos Ao Maalia, na verdade, se limitou ao lançamento de um projétil contra um veículo dos Al Roziqat e que os corpos de 12 pessoas estavam em paradeiro desconhecido.
Testemunhas afirmaram que vários militantes de ambos os bandos se deslocaram à zona de conflito, gerando a ameaça de novos confrontos.
As mortes de hoje se somam às dezenas registradas no último ano devido a uma disputa por terra.
Em comunicado, as autoridades do leste de Darfur exigiram que as duas tribos passem a atuar “com moderação” e não incitem à violência, que poderia causar um maior derramamento de sangue, e disseram ter tomado as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos e seus bens. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.