Conheça o homem que ajusta manualmente os relógios da capital paulista há décadas

  • Por Victor LaRegina/ Jovem Pan
  • 19/10/2014 11h52
Augusto César ajusta os relógios de SP

Começou neste domingo o horário de verão e os relógios em 10 Estados mais o Distrito Federal devem ser adiantados em uma hora.

Com a tecnologia atual, a troca dos ponteiros passa quase despercebida, já que relógios mais modernos, celulares e computadores são ajustados automaticamente.

Mas nos relógios mais tradicionais de São Paulo, o trabalho é árduo. O responsável pela mudança em 12 locais da cidade é o relojoeiro Augusto César Fiorelli, 54 anos.

Augusto César começou a trabalhar em oficina de conserto de relógios na Praça da Sé do avô de mesmo nome em 1976. Na mesma época, o patriarca começou a fazer a manutenção de relógios de importantes e tradicionais torres da capital paulista. Entram na lista o maquinário da Estação da Luz, da São Bento, da Praça da Sé, Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Faculdade de Medicina e de igrejas.

Desde 1985, quando o horário de verão foi reestabelecido novamente em todo território nacional, os membros da família Fiorelli também fazem o trabalho manual de ajuste no horário em São Paulo.

Apesar de ter feito faculdade de Economia, Augusto preferiu os números de ponteiros.

Fiorelli conta como é ajustar o relógio na Luz: “Tenho que ir até lá em cima, né, que é alto para chuchu, subir até a torre onde está a máquina do relógio, que é mecânico. Daí tem que acionar o dispositivo do relógio, que faz o relógio andar para frente”.

Assim como andam os milhões de paulistanos que correm apressados pelo Centro da capital e dão aquela bisbilhotada para não perder nem confundir o horário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.