Conselheiro de Kerry acredita em clima de colaboração com Cuba
Madri, 22 jul (EFE).- O conselheiro do Departamento de Estado dos EUA, Thomas Shannon, afirmou nesta quarta-feira que as novas relações entre seu país e Cuba permitirão um clima de colaboração em vários âmbitos e que agora é necessário “construir uma agenda”.
Durante uma Tribuna Americana organizada pela Agência Efe e pela Casa América em Madri, Shannon foi perguntado sobre os novos vínculos entre Cuba e Estados Unidos após a reabertura de embaixadas nesta semana.
“Abre-se um espaço de diálogo com Cuba e outros países”, ressaltou o diplomata, assim como a possibilidade de colaboração em áreas como “desastres naturais, assuntos humanitários e em evitar o fluxo de drogas no Caribe”, entre outros.
No quase ano e meio que resta ao governo de Barack Obama se coloca a necessidade de “como construir uma agenda (de temas de interesse comum) e trabalhar pelo bem-estar” de seus respectivos países.
Shannon evitou se pronunciar sobre como evoluirá a política migratória dos EUA em relação aos cubanos, já que “tudo depende” da atitude a ser adotada pelo Congresso. EFE
mcmo-jgb/vnm
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.