Conselho Central Palestino debate nova estratégia política
Ramala (Cisjordânia), 26 abr (EFE).- O Conselho Central Palestino se reuniu neste sábado em Ramala para pactuar uma nova estratégia após o acordo de reconciliação entre Fatah e o movimento islamita Hamas e a decisão de Israel de abandonar o diálogo de paz.
Um total de 86 dos 114 membros desta espécie de Parlamento compareceu à Muqata convocados pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
“Viemos para fortalecer nossa unidade e preparar-nos para a atividade internacional”, explicou o membro do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Nabil Shaath, a um grupo de jornalistas na entrada da sessão, à qual assistiram como convidados vários diplomatas estrangeiros.
Shaath insistiu que os palestinos seguem comprometidos com o diálogo, mas afirmou que não estão dispostos a que “mudem as regras do jogo contra si a cada instante”.
“Necessitamos regras claras, um marco claro que se ajuste à legalidade internacional”, ressaltou.
Na mesma linha, Abbas iniciou seu discurso reiterando que os palestinos não renunciarão a seus direitos como Estado e seguirão lutando por eles de maneira pacífica através das instituições internacionais.
Durante a reunião, que prosseguirá esta tarde, o Conselho Central discutirá também a renovação e a reforma deste e outros órgãos de representação palestinos assim como a formação do novo governo de união nacional transitório que preparará as eleições. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.