Conselho de Segurança apoia Iraque e pede esforços na luta contra o EI

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h21

Nações Unidas, 19 set (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira uma declaração de apoio ao novo governo iraquiano e a seus esforços para combater o Estado Islâmico (EI), ao mesmo tempo que chamou a comunidade internacional para apoiar o Iraque para terminar com a ameaça do grupo jihadista.

O principal órgão de decisão das Nações Unidas aprovou o texto durante uma reunião ministerial sobre o Iraque, presidida pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

“Nenhum ato terrorista pode deter o caminho rumo à paz, à democracia e à reconstrução do Iraque, que é apoiado pelo o povo e o governo do Iraque e a comunidade internacional”, advertiu o Conselho de Segurança.

A declaração condena novamente os ataques por parte do EI e outros grupos associados no Iraque, Síria e o Líbano e ressalta que sua “ofensiva em grande escala coloca uma grande ameaça para a região”.

Nesse sentido, o conselho respaldou os esforços do governo do Iraque em associação com autoridades locais e regionais para combater os jihadistas e pediu à comunidade internacional que expanda seu apoio a Bagdá.

“O Conselho de Segurança ressalta que o terrorismo só pode ser derrotado com um enfoque sustentado e amplo que inclua a participação ativa e a colaboração de todos os Estados”, indica o documento pactuado entre os membros.

Entre outras coisas, o principal órgão de decisão da ONU pediu o fim de qualquer compra direta ou indireta de petróleo iraquiano que beneficie o EI e ampliação da ajuda humanitária para a população afetada pelo conflito.

O ministro iraquiano das Relações Exteriores, Ibrahim al-Jaafari, agradeceu em seu discurso o respaldo internacional recebido e lembrou que combater o EI beneficia todo o mundo, pois o grupo coloca um “perigo enorme” para toda a região.

Por isso, pediu compromisso a todos os estados e lembrou que também é necessário combater os jihadistas em países vizinhos como a Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.