Conselho de Segurança aprova investigação sobre ataques químicos na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 13h18

Nações Unidas, 7 ago (EFE).- O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma resolução que pede uma investigação sobre novos ataques com substâncias químicas no conflito sírio.

Os 15 membros do principal órgão de decisões da ONU aprovaram um texto que pede ao secretário-geral, Ban Ki-moon, e à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) a criação de uma missão de investigação conjunta sobre esses ataques.

O Conselho de Segurança pediu ao secretário-geral e à OPAQ que antes de um prazo de 20 dias enviem suas recomendações para o estabelecimento dessa missão de especialistas, que terá um mandato de pelo menos um ano.

Assim, após condenar o uso como arma de qualquer substância química, “incluído o cloro”, o órgão das Nações Unidas mostrou sua determinação de identificar os responsáveis pelos ataques e levá-los perante a justiça para que prestem contas.

Os membros do Conselho acordaram também que uma vez formada essa missão conjunta, a mesma apresente um primeiro relatório sobre seus trabalhos nos primeiros 90 dias e que a “cada 30 dias” apresenta relatório dos progressos realizados.

Finalmente, fizeram uma chamada ao governo sírio e a todas as partes no conflito para que “cooperem plenamente” com a missão de investigação e ao resto dos Estados que “colaborarem” e entreguem toda a informação que possam ter sobre os ataques.

A embaixadora dos Estados Unidos perante a ONU, Susan Rice, celebrou a aprovação da resolução e lembrou que apesar dos anteriores esforços que foram feitos para pôr fim ao uso de armas químicas na Síria, “os ataques continuaram”.

Por sua vez, o embaixador russo, Vitaly Churkin, confiou em que a missão de investigação seja “imparcial e profissional” para encontrar aos responsáveis do uso de cloro como arma e que seja de caráter “preventivo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.