Conselho de Segurança da ONU condena “covarde e bárbaro” atentado em Paris
Nações Unidas, 7 jan (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU condenou energicamente o “covarde e bárbaro ataque terrorista” desta quarta-feira contra a revista “Charlie Hebdo” em Paris, que matou 12 membros da redação.
A declaração foi lida pelo representante do Chile na ONU, Cristián Barros, já que o país ocupa a presidência rotativa do conselho, horas depois de o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ter se expressado em termos parecidos.
O comunicado lido por Barros indicou que os membros do conselho condenaram “energicamente este ato terrorista intolerável” contra jornalistas e um meio de comunicação.
Também indicou que “todos os atos terroristas são criminosos e injustificáveis, independente das motivações e dos autores, e de onde e quando se cometem”.
O atentado foi cometido por três indivíduos encapuzados que invocaram o nome de Alá ao realizar o ataque e disseram que sua intenção era “vingar o profeta”, segundo vídeos gravuras por testemunhas.
Antes da declaração do Conselho de Segurança, Ban Ki-moon qualificou o atentado como “desprezível e um horroroso e injustificável crime a sangue frio”.
Também disse que se trata de um “ataque direto” à liberdade de expressão e de informação, que qualificou como um “pilar da democracia”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.