Conselho de Segurança da ONU condena uso de cloro como arma química na Síría

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 19h30
  • BlueSky

Nova York, 6 mar (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira uma resolução que condena o uso substâncias químicas no conflito armado sírio, incluído o cloro, uma violação a disposições aprovadas anteriormente pelas Nações Unidas.

A resolução, de número 2209, foi aprovada com 14 votos a favor e uma abstenção, a da Venezuela, que este ano entrou como representante não permanente no Conselho de Segurança com um mandato de dois anos.

A condenação foi tomada a partir de relatórios de uma missão da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) que denunciou que “o gás cloro foi utilizado de maneira reiterada e sistemática como arma” na Síria.

O uso desses produtos representa uma violação à resolução 2118 do Conselho de Segurança, aprovada em 27 de setembro de 2013, que proibiu a utilização de armas químicas e ordenou sua destruição.

“Lugar nenhum na Síria deveria empregar, desenvolver, produzir, adquirir, armazenar, conservar nem transferir armas químicas”, diz o texto da resolução aprovada hoje, sem citar explicitamente a responsabilidade de algum lado do conflito armado no país.

As investigações da OPAQ foram publicadas em setembro. O cloro, como lembrou a ONU na resolução de hoje, é utilizado como como arma química em grande escala desde 1915. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.