Conselho de Segurança da ONU ratificará nesta segunda acordo nuclear com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2015 16h04

O Conselho de Segurança da ONU deve ratificar na segunda-feira (19) o acordo nuclear alcançado entre o Irã e as potências internacionais e autorizar a suspensão de boa parte das sanções contra o país persa assim que algumas das medidas incluídas no pacto forem cumpridas.

O principal órgão de decisão das Nações Unidas votará a partir das 9h (10h em Brasília) uma resolução preparada pelos Estados Unidos em nome do Grupo 5+1 e da União Europeia (UE).

O texto deve ser adotado sem problemas, dado o alto grau de consenso na comunidade internacional e, especialmente, pelo apoio dos cinco países que são membros permanentes do Conselho de Segurança, que participaram das negociações.

Os EUA distribuíram na quarta-feira o projeto de resolução para os países e a votação foi agendada com uma rapidez pouco habitual nas Nações Unidas.

O tratado negociado entre Irã e Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha, para limitar a política nuclear iraniana entrará em vigor 90 dias após a ratificação no Conselho de Segurança.

O documento que será votado amanhã estabelece, entre outras coisas, que sete resoluções das Nações Unidas sobre o Irã deixarão de ser efetivas assim que a Agência Internacional de Energia Atômica verificar que a República Islâmica cumpriu algumas das medidas incluídas no acordo.

Isso representará o fim de parte das sanções impostas pela ONU, mas não todas, pois algumas cláusulas do acordo determinam, por exemplo, que o embargo de armas terá validade de mais cinco anos e a proibição de fazer compostos para seu programa de mísseis balísticos por mais oito.

Além disso, o acordo possui um mecanismo que permite reativar automaticamente as sanções em caso de descumprimento do Irã.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.