Conselho de Segurança da ONU respalda acordo nuclear com o Irã

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 11h26

Nações Unidas, 20 jul (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU respaldou nesta segunda-feira por unanimidade o acordo nuclear negociado entre Irã e as potências internacionais e autorizou o levantamento de boa parte das sanções contra o país persa uma vez que tenha cumprido com algumas das medidas incluídas no pacto.

Todos os membros do principal órgão de decisão das Nações Unidas respaldaram o texto preparado pelos Estados Unidos em nome do Grupo 5+1 e da União Europeia (UE), aprovado como resolução 2231.

A adoção do documento permitirá a entrada em vigor em 90 dias do tratado nuclear negociado durante os últimos anos entre Irã, por um lado, e EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha, pelo outro, processo que se completou na semana passada em Viena.

O texto estabelece que sete resoluções das Nações Unidas sobre o Irã deixarão de ser efetivas assim que a Agência Internacional da Energia Atômica verificar que o país cumpriu com certas medidas incluídas no pacto.

Entre outras coisas, o Irã deve reduzir próximas semanas suas reservas de urânio enriquecido de cerca de 12 mil a apenas 300 quilos e desmantelar dois terços de suas centrífugas para enriquecer urânio.

Isso desencadeará o fim de grande parte das sanções impostas pela ONU, embora não todas, pois por exemplo, o embargo de armas que pesa sobre o país se prolongará durante cinco anos e a proibição será feita com compostos para seu programa de mísseis balísticos durante oito.

Além disso, o Conselho de Segurança estabeleceu um mecanismo para recuperar as sanções em caso de que o Irã descumpra o pacto.

Segundo o acordo, se a ONU receber uma denúncia de descumprimento, as sanções voltarão a ser aplicadas em um prazo de 30 dias, a não ser que o Conselho vote uma resolução que diga o contrário.

Esse sistema impede, a priori, que nenhum país use sua capacidade de veto para impedir a reintrodução dos castigos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.