Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta sexta após ataque dos EUA na Síria

  • Por Jovem Pan com Agência EFE
  • 07/04/2017 11h49
EFE Reunião do Conselho de Segurança da ONU na Assembleia Geral

O Conselho de Segurança da ONU deve se reunir nesta sexta-feira (07) após o bombardeio efetuado nas últimas horas pelos Estados Unidos contra uma base aérea na Síria, anteciparam fontes diplomáticas. O encontro vai acontecer às 11h30 local (12h30 de Brasília) depois que a Bolívia, um dos integrantes não permanentes do Conselho de Segurança, solicitou a realização de uma sessão de urgência.

Os 15 países do Conselho discutiram nesta quinta-feira, sem sucesso, sobre aplicar uma resolução de resposta ao uso de armas químicas na Síria durante uma reunião a portas fechadas, antes que os Estados Unidos lançasse seu ataque contra a base aérea na Síria.

No dia anterior, a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, tinha alertado que se o bloqueio continuasse no Conselho de Segurança, seu país poderia realizar uma ação unilateral.

Essa advertência se traduziu finalmente no lançamento de 59 mísseis Tomahawk contra a base aérea de Shayrat, de onde os Estados Unidos acreditam que partiram os aviões que realizaram o ataque químico na terça-feira, que matou cerca de 80 pessoas na cidade de Khan Sheikhoun.

Por enquanto, os aliados dos EUA apoiaram a decisão do presidente Donald Trump, enquanto a Rússia a considerou uma “agressão” e advertiu que haverá consequências.

Confira a repercussão na Europa com o repórter Ulisses Neto, direto de Londres:

“O presidente (Vladimir) Putin considera que os ataques americanos na Síria são uma agressão contra um Estado soberano e uma violação do direito internacional e, além disso, foram justificados por um pretexto inventado”, disse hoje à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Além disso, a Rússia suspendeu a coordenação militar que tinha com os Estados Unidos na Síria em resposta ao ataque.

Confira no comentário de Thiago Uberreich:

Mortos e feridos

Ao menos 16 pessoas morreram nos ataques com mísseis lançados pelos EUA contra alvos na Síria no fim da noite de quinta-feira (6) (pelo horário de Brasília), segundo atualização divulgada pelo regime sírio.

As vítimas civis estavam nos povoados de Al Hamrat, Al Shayrat e Al Manzul, situados nos arredores da base área de Shayrat, atacada pelos EUA.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.