Conselho de Segurança votará amanhã resolução contra referendo na Crimeia
Nações Unidas, 14 mar (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá amanhã, sábado, para votar um projeto de resolução proposto pelos Estados Unidos que defende a integridade territorial da Ucrânia e rejeita o referendo da Crimeia.
Luxemburgo, que preside neste mês o Conselho, anunciou nesta sexta-feira que o encontro de urgência vai acontecer às 11h (hora local, 10h de Brasília) a pedido da delegação americana.
O texto declara que “o referendo não pode ter validade e não pode servir de base para nenhuma alteração do status da Crimeia”, uma vez que a Ucrânia “não o autorizou”.
A minuta de resolução pede que a comunidade internacional “não reconheça nenhuma alteração do status da Crimeia” e que se evite toda ação que “possa ser interpretada” como tal.
A Rússia vetará a priori o documento impulsionado pelo Ocidente, mas a votação obrigará a China a pronunciar-se, após ter tentado manter-se o mais longe possível da crise ucraniana.
Pequim, habitual aliado da Rússia no Conselho, destacou nos últimos dias a importância de manter a unidade e a integridade territorial da Ucrânia, em linha com sua tradicional política contrária aos processos separatistas.
A resolução será votada no dia anterior da realização do referendo e depois que hoje os responsáveis da diplomacia de Estados Unidos, John Kerry, e Rússia, Sergei Lavrov, terminaram sem avanços uma reunião em Londres para tentar conseguir uma solução à crise.
Os Estados Unidos e Ocidente advertiram à Rússia de novas sanções se anexar a Crimeia, enquanto Moscou insiste na legitimidade da consulta e diz que respeitará a decisão que saia das urnas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.