Conselho Europeu diz que proposta grega é a primeira real em muitas semanas

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 15h08
  • BlueSky

Bruxelas, 22 jun (EFE).- O presidente permanente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a proposta que a Grécia pôs sobre a mesa nesta segunda-feira é “a primeira real em muitas semanas”.

Tusk, que fez uma declaração pouco antes do início da cúpula extraordinária de líderes da zona do euro, assinalou que convocou esta reunião porque “o tempo está acabando, tanto para a Grécia como para todos nós”.

“O mais importante é que os líderes assumam toda a responsabilidade do processo político para evitar o pior dos cenários, que significaria um grexident (uma saída acidental da Grécia do euro) caótico e incontrolável”, assinalou.

Tusk lembrou que o programa grego expira em uma semana e disse que “isso significa que a estratégia de esperar e ver o que acontece deve acabar”.

“É minha responsabilidade garantir que todo o possível está sendo feito para resolver o problema grego e que respeitamos os contribuintes em todos os países. Se eles não tivessem suportado a carga da austeridade não teriam sido capazes de ajudar a Grécia. As partes devem ajudar umas a outras, pois acusações não levam a lugar algum”, apontou.

Apesar de não estar prevista nenhuma decisão formal, Tusk disse esperar autênticas contribuições dos países à questão nesta cúpula da zona do euro.

“Esta noite quero todas as cartas na mesa, isto não significa que queira negociar detalhes técnicos, significa que quero pôr um fim a estes jogos políticos”, acrescentou. EFE

lmi-mtm/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.