Conselho Nacional de Trânsito padroniza faixas elevadas de pedestres
O Conselho Nacional de Trânsito padronizou faixas elevadas de pedestres no país, o que vai ajudar a reduzir acidentes, de acordo com especialistas. Atualmente, o tamanho do obstáculo, que funciona como uma lombada, fica a critério de cada estado ou cidade.
O Contran estipula a implantação em vias com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e com altura igual a da calçada, até 15 centímetros. Em entrevista ao repórter Thiago Uberreich, o especialista em trânsito da Universidade Nacional de Brasília, Davi Duarte, elogiou a medida.
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Duarte, da UNB, lamentou a falta de educação dos motoristas e avaliou que só com medidas restritivas é possível diminuir os acidentes. O diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues, achou a faixa elevada positiva para reduzir ocorrências em cruzamentos.
Rodrigues apontou que a faixa elevada de pedestres também ajuda a preservar os motociclistas. O Contran não obriga a instalação em todas as vias, apenas determina um padrão, caso a autoridade de trânsito queira adotar a medida.
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