Conservador Andrzej Duda toma posse como novo presidente da Polônia
Varsóvia, 6 ago (EFE).- O presidente eleito da Polônia, o conservador e nacionalista Andrzej Duda, tomou posse nesta quinta-feira de seu cargo, respaldado pelo principal partido da oposição na Polônia, Lei e Justiça, após sua vitória nas eleições presidenciais realizadas no último mês de maio.
Duda, sexto presidente da Polônia desde a queda do comunismo em 1989, se dirigiu em uma sessão conjunta ao parlamento e ao Senado em discurso no qual defendeu uma maior presença da Otan na Europa Oriental e pediu mudanças na política externa polonesa. “Mas mudanças que não representem uma revolução”, esclareceu.
Em sua mensagem, Duda, de 43 anos, também defendeu “reforçar” a posição da Polônia na União Europeia e o fortalecimento do exército.
O país centro-europeu realizará eleições generais no próximo mês de outubro, para as quais as últimas pesquisas apontam que o Partido Liberal poderia perder sua hegemonia para passar o bastão ao Lei e Justiça, após oito anos de governo.
Na Polônia é o primeiro-ministro quem controla a maioria dos poderes, enquanto o presidente exerce sua influência como chefe das forças armadas e principal responsável em política externa, além de dispor da faculdade de propor e vetar leis. EFE
nt/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.