Conservadores fazem nova rodada do processo de sucessão de Cameron
Parlamentares do Partido Conservador iniciam a nova fase do processo de sucessão do primeiro-ministro David Cameron, que renunciou ao comando da legenda após ser derrotado no plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.
A segunda rodada de votação deve reduzir a dois nomes a atual lista, que contém três candidaturas: a secretária do Interior Theresa May, que liderou a primeira votação, Andrea Lawson, a ministra de Energia e o secretário de Justiça Michael Gove.
May ficou ao lado de Cameron durante a fracassada campanha pela permanência do Reino Unido na UE. Os outros dois candidatos defenderam o Brexit.
Após a votação, prevista para esta quinta-feira (7), o processo será aberto aos cerca de 150 mil membros do Partido Conservador e a votação deve chegar a um fim até o dia 9 de setembro, quando será anunciado o vencedor.
A transição do pequeno círculo de Parlamentares conservadores para um eleitorado mais amplo pode levar a resultados diferentes dos vistos até aqui. A maioria dos membros do partido votou contra a permanência britânica no bloco, posição diferente da defendida por Theresa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.