Consignado dispara em outubro após ampliação de prazo de pagamento
O consignado disparou em outubro após ampliação do prazo de pagamento para aposentados e servidores públicos federais. O governo federal adotou duas medidas de incentivo ao crédito, diante do cenário de economia desaquecida em 2014.
Os pensionistas do INSS passaram a ter prazo de pagamento de até 6 anos nos contratos e os servidores federais de 8 anos, antes o limite era de 5 anos. Em entrevista a Marcelo Mattos, o diretor de Economia da Anefac, Roberto Vertamatti, advertiu que o prazo é longo mas o juro ainda é muito alto.
*Ouça os detalhes no áudio
O professor de Finanças do IBMEC Rio assinalou que essa medida vai na contramão do combate à inflação, mas tira o funcionalismo da forca. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Gilberto Braga enfatizou que o principal objetivo do Governo é obter votos para Dilma Rousseff.
Os desembolsos no crédito consignado cresceram duas vezes e meia, para os pensionistas do INSS e 5 vezes, no caso dos servidores públicos federais. O economistas avaliam que o maior endividamento não trará benefícios para a economia, já que o correntistas utilizam o crédito para pagar dívidas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.