Consumidor compra outro eletrônico ao invés de trocar o defeituoso na garantia; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2014 14h03

O consumidor prefere comprar novo eletroeletrônico diante da dificuldade de trocar produto defeituoso dentro da garantia. 45% dos eletrônicos e eletrodomésticos apresentam defeito antes de dois anos de uso, segundo estudo da Proteste.

A coordenadora institucional da entidade destacou que os itens mais citados são as máquinas de lavar, secar e fotográficas. Falando à repórter Renata Gaspari, Maria Inês Dolci afirmou que o consumidor desiste de buscar seus direitos porque o pós-venda deixa a desejar.

*Ouça os detalhes no áudio

Para o presidente da Eletros, Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, o consumidor não é insistente. Lourival Kiçula acredita que o brasileiro precisa se espelhar nos europeus e norte-americanos.

O especialista em Direito do Consumidor, Arthur Rollo, ressaltou que não basta apenas exigir cidadania do consumidor brasileiro. Para o advogado, o norte-americano busca direitos porque tem a garantia de que o Judiciário e as leis do país irão funcionar.

A Proteste lançou uma petição online com o objetivo de aumentar o prazo de garantia dos produtos, hoje de 90 dias, para dois anos. O objetivo da medida é melhorar a qualidade do produto, do pós-venda e evitar o descarte, preservando o meio ambiente.

 

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