Consumidor opta por comunicação por aplicativos e operadoras têm queda no faturamento

  • Por Jovem Pan
  • 07/11/2015 12h28
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01-08-2014 - São Paulo - Brasil - Telefonia no brasil em Pleno crescimento. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas Smartphone

Diante da necessidade de economizar, o consumidor opta por comunicação em aplicativos, dispensa segundo chip e operadoras veem faturamento despencar. Em doze meses, dez milhões de linhas pré-pagas foram desativadas, fechando setembro com 203 milhões de números ativos.

A Consultoria Teleco apurou que o minuto do pré-pago, que custava até R$ 1,75, hoje sai por R$ 0,05.

Em entrevista a Renata Perobelli, o especialista Eduardo Tude disse que a tendência mundial chegou rápido ao Brasil frente a crise econômica. “Na hora que o consumidor teve essa possibilidade de economizar, falando por mensagem com qualquer operadora, ele viu que não precisava de um segundo chip. Ele passou a concentrar a sua despesa em uma operadora só”, afirmou.

As operadoras de celular já oferecem planos mais em conta sem pedágio em telefonemas para outras operadoras.

O advogado Arthur Rollo, especialista em defesa do consumidor, explicou que o cliente precisa pesquisar planos e condições frente a sua demanda. “Cabe ao consumidor pedir esse direito e trocar de acordo com a sua conveniência. É bastante positivo, porque os consumidores não estão conseguindo pagar seus planos e vão conseguir manter a qualidade do serviço, em tese, por um valor mais barato”.

A tendência é que o consumidor opte por plano de dados maior em relação aos pacotes de voz. Já os planos de dados serão sempre cada vez mais amplos diante dos aplicativos de voz que baratearam o sistema.

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