Conta falsa de James Dean rende processo contra Twitter

  • Por Agencia Brasil
  • 09/02/2014 15h02

James Dean morreu no dia 30 de setembro de 1955 (twm1340/ Creative Commons)

A empresa que administra os direitos do ator James Dean, morto em 59, abriu processo contra o Twitter, por causa de um perfil falso mantido por um usuário desconhecido. Aparentemente, trata-se de um fã que mantém a conta @JamesDean. As informações são do site Hollywood Reporter. O processo foi aberto na corte de Indiana, estado natal do ator. O dono do perfil não se manifestou pela rede social.

Se estivesse vivo, James Byron Dean teria completado 83 anos no sábado (8). O perfil fake do ícone do cinema dos Estados Unidos da década de 1950 possui 8 mil seguidores. A conta não faz menção ao fato de não ser oficial do ator, mas faz frequentes referências elogiosas, quase sempre em terceira pessoa.

Dean morreu em 1955, aos 24 anos. Entre os filmes mais emblemáticos está “Juventude Transviada”.

Segundo a CMG Worldwide, que gerencia os direitos de imagem de diversas celebridades, o processo contra o Twitter é resultado da falta de disposição da rede de microblogues de cooperar diante de solicitações de bloqueio da conta em questão.

Contas falsas se proliferaram por esta e outras mídias sociais. Mas há certo ineditismo em disputas envolvendo personalidades já mortas.

A política de privacidade do Twitter recomenda que fãs que desejem criar contas para exaltar seus ídolos evitem usar nomes, marcas e logotipos de propriedade de terceiros. A empresa não se manifestou a respeito do processo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.