ContourGlobal expande operações no complexo eólico Chapada do Piauí
São Paulo, 5 ago (EFE).- A empresa internacional de geração de energia ContourGlobal anunciou nesta terça-feira que adquiriu um adicional de 122,6 megawatts de capacidade instalada eólica no Brasil por meio de uma transação com a empresa Casa dos Ventos.
Essa negociação expande as operações da ContourGlobal no complexo eólico Chapada do Piauí, localizado na região nordeste, adicionando um novo projeto eólico totalmente contratado de 59,2 MW (Chapada III), localizado próximo aos parques já existentes Chapada I e Chapada II.
Além disso, a ContourGlobal adquiriu a participação minoritária de 5% da Casa dos Ventos no projeto Chapada II e também irá adquirir a participação minoritária de 15% do parque Chapada I, bem como a participação minoritária de 15% no parque eólico Asa Branca, de 160 MW, que ContourGlobal colocou em operação em setembro de 2013.
A aquisição das participações em Chapada I e Asa Branca será concluída em breve, assim que ocorrer a aprovação do BNDES, responsável pelo financiamento dos dois projetos.
Com a aquisição das participações minoritárias, a ContourGlobal deterá 100% dos parques Asa Branca e Chapada III, e 51% dos parques Chapada I e II, em parceria com a Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco.
“Estamos consolidando nossa presença no setor de energia eólica do Brasil, adicionando novos parques eólicos de alta qualidade em um mercado em que estamos presentes desde 2006. A aquisição de uma participação adicional de capital em Chapada I e II fortalece a parceria de sucesso que temos com Chesf”, afirmou a Alessandra Marinheiro, CEO da ContourGlobal Latam.
Já o presidente da ContourGlobal e CEO, Joseph C. Brandt, comentou por sua vez que “os cenários comercial e legal bem estruturados que temos no Brasil para projetos eólicos e a qualidade excepcional dos recursos eólicos do país continuam a apresentar atraentes oportunidades de desenvolvimento para nós “.
Localizado a aproximadamente 400 km de Teresina, o complexo Chapada do Piauí representa um investimento total em torno de R$ 1,9 bilhão, e a expectativa é que seja financiado pelo BNDES, que em julho de 2014 já fez um primeiro aporte de R$320 milhões para Chapada I, o primeiro parque eólico do complexo a entrar em construção.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.