Contribuinte terá rascunho para declaração do IR; “governo está cada vez mais poderoso no cruzamento de dados”, alerta especialista

  • Por Jovem Pan
  • 18/02/2015 14h53
Marcos Santos/USP Imagens Imposto de renda

Entrega da declaração do Imposto de Renda da pessoa física 2015 começa no dia 2 de março no site da Receita Federal. O prazo vai até 30 de abril para quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55. Quem teve desconto exclusivamente na fonte ou possui rendimentos isentos ou não tributáveis superiores a R$ 40 mil também precisa declarar.

Em entrevista a Renata Perobelli, o diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar, recomenda atenção à documentação. “Não deixe para a última hora”, alerta.

Alcazar explica também que “o governo está cada vez mais poderoso no cruzamento de informações”. Ele lembra de ter em mãoes documentos de fontes pagadoras, aplicações financeiras, aquisição de veículos, transações imobiliárias, despesas com dependentes, com médico e escola. “Faça com critério, com cuidado, não esquecendo de nenhuma informação que deve ser prestada à Receita Federal.

A expectativa do FISCO é de que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração, 500 mil contribuintes a mais que no ano passado.

O consultor tributário, Antonio Carlos Bordim, destaca uma a novidade: o contribuinte vai receber este ano a prévia da declaração preenchida. Para acessá-lo, deve-se entrar no Portal e-CAC.

Para ajudar na organização da papelada, a Receita disponibiliza ainda um aplicativo de rascunho da declaração, que pode ser alterado até o final de fevereiro.

Os dados, que somente o contribuinte acessa, podem ser transferidos automaticamente para o programa oficial que sai no começo de março.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.