Controladora fará OPA para retirar Arteris do Novo Mercado
Rio de Janeiro, 1 mai (EFE).- A Arteris, empresa de concessões de rodovias, informou que seu acionista controlador, Partícipes en Brasil, fará uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para retirá-la do Novo Mercado da Bovespa.
O grupo Partícipes, do qual a espanhola Abertis tem 51%, e o fundo canadense Brookfield os outros 49%, adquiriu em dezembro de 2012 60% da OHL Brasil, concessionária de estradas vendida pela também espanhola OHL e que assumiu o nome Arteris após mudar de controlador.
O mesmo grupo lançou em 2013 uma primeira OPA sobre os 40% restantes da Arteris e, após a conclusão do processo, passou a controlar 69,26% da operadora brasileira.
Com a nova oferta, de caráter obrigatório, o Partícipes pretende adquirir os restantes 30,74% do capital da companhia, que opera no país nove concessões de rodovias, com uma extensão total de 3.226 quilômetros.
Na carta enviada à Arteris, o grupo informou que pretende pagar R$ 10,15 por cada uma das cerca de 105 milhões de ações em poder dos minoritários, por isso a operação pode chegar a mais de R$ 1 bilhão.
A quantia proposta por ação representa uma valorização de 30,13% sobre o preço médio dos papéis nos últimos 30 dias.
O Partícipes esclareceu que a operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores e que, caso a auditoria dos mesmos determine o pagamento de um valor maior que o proposto, poderá desistir da oferta. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.