Convocada teleconferência do Eurogrupo sobre a Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2015 09h10

Bruxelas, 24 fev (EFE).- O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, confirmou nesta terça-feira que os ministros de Economia e Finanças da zona do euro realizarão nesta tarde uma teleconferência para analisar a lista de medidas apresentada pela Grécia para conseguir a prorrogação de quatro meses de seu resgate.

“Uma conferência telefônica do Eurogrupo sobre a Grécia (será realizada) nesta tarde às 14h” locais (10h de Brasília), anunciou Dijsselbloem pelo Twitter.

A reunião demonstra que as três instituições da antiga troika (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) deram sinal verde para a lista proposta por Atenas, disse à Agência Efe uma fonte do Executivo europeu.

O governo liderado por Alexis Tsipras enviou durante a madrugada uma lista com uma agenda de reformas diferentes das previstas no programa de resgate assinado pelo anterior Executivo grego com seus credores.

A lista precisa receber o sinal verde das três instituições e dos países da zona do euro para efetivar a prorrogação de quatro meses do resgate financeiro para a Grécia pactuada na sexta-feira passada.

Se os países do euro concordarem com o documento e aprovarem a prorrogação, a decisão deverá ser levada para os parlamentos nacionais.

A Comissão Europeia já tinha afirmado nesta manhã que estava de acordo com as medidas, após efetuar uma primeira análise da lista.

Concretamente, uma fonte da Comissão disse à Efe que a lista é “suficientemente completa para ser um ponto de partida válido para uma conclusão satisfatória da revisão, como pediu o Eurogrupo em seu último encontro”.

O governo grego terá que apresentar agora, antes do final de abril, um documento detalhando as reformas propostas e como vai aplicá-las. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.