Coreia do Norte ameaça EUA com ataques por querer derrubar o regime

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2015 09h13

Seul, 4 fev (EFE).- A Coreia do Norte ameaçou nesta quarta-feira realizar ataques nucleares e cibernéticos como “represálias” caso haja agressão dos Estados Unidos, que foi acusado de endurecer sua política “hostil” e planejar a derrocada do regime dos Kim.

A Comissão Nacional de Defesa de Pyongyang insistiu que o poderoso Exército Popular norte-coreano possui armas nucleares “mais pequenas, precisas e diversificadas” para levar “pesadelo” ao território continental dos EUA em caso de conflito, segundo o comunicado divulgado pela agência estatal “KCNA”.

O organismo de Pyongyang qualificou como “gângster” o governo dos EUA e criticou que no final de janeiro Obama previu o futuro “colapso” da Coreia do Norte, após anunciar um mês antes sanções adicionais contra o país comunista e a possibilidade de inclui-lo de novo na lista negra de patrocinadores do terrorismo.

Em referência à última advertência de sanções da Casa Branca, a Coreia do Norte considera que Washington “endureceu sua política hostil rumo à RPDC (Coreia do Norte) e está enfocado a derrubar” o país e portanto descartou a possibilidade de um diálogo bilateral com seu principal inimigo.

As novas ameaças da Coreia do Norte chegam dias após os EUA abrirem a possibilidade de estabelecer conversas bilaterais sobre o programa de armas nucleares norte-coreano, principal preocupação de Washington no que concerne ao regime de Kim Jong-un.

EUA endureceram sua postura frente a Pyongyang desde o ciberataque à Sony Pictures Entertainment, acusando hackers norte-coreanos ao considerar que atuaram como vingança pela produção de A Entrevista, um filme que que faz paródia com a figura do líder Kim Jong-un. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.