Coreia do Norte anuncia que voltou a operar reator nuclear

  • Por Agencia Brasil
  • 15/09/2015 08h32
Reator nuclear de Yongbyon voltará a ser utilizado pela Coreia do Norte

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (15) que começou novamente a operar o reator nuclear de Yongbyon, considerado a principal fonte de plutônio do país para abastecer o programa de desenvolvimento de armas nucleares.

“Todas as instalações nucleares em Yongbyon, incluindo a central de enriquecimento de urânio e o reator moderado a grafite de 5 megawatts, foram reorganizadas, alteradas ou reajustadas e já começaram a operar com normalidade”, anunciou o diretor do Instituto de Energia Atômica norte-coreano, em comunicado transmitido pela agência estatal KCNA.
A Coreia do Norte anunciou também que está concluindo os preparativos para o lançamento de um satélite. A operação é considerada um ensaio para o lançamento de mísseis, o que poderia gerar um novo conflito com a comunidade internacional.

O país está na fase final de desenvolvimento de um novo satélite de observação da Terra para a previsão do tempo e outros objetivos, disse o diretor da Administração Nacional para o Desenvolvimento Aeroespacial, em nota divulgada pela KCNA.

A previsão é que o lançamento ocorra perto do dia 10 de outubro, quando serão comemorados os 70 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.