Coreia do Norte dispara ao mar 18 mísseis de curto alcance

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2014 10h43

(Atualiza o número de mísseis após nova rodada de lançamentos).

Seul, 16 mar (EFE).- A Coreia do Norte disparou neste domingo um total de 18 mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão a partir de sua costa oriental, informou informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

Os especialistas consideram os testes de mísseis um protesto pelas manobras que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizarão no sul da península até o dia 18 de abril e que Pyongyang denúncia como uma preparação para invadir seu território.

Uma primeira leva de dez projéteis foi lançada em torno das 18h20 (local, 7h20 de Brasília), e outros oito mísseis foram disparados depois, por volta das 20h30 (local, 9h30 de Brasília).

“Os artefatos foram disparados na direção leste a partir da região litorânea oriental (da Coreia do Norte) perto de Wonsan (a cerca de 150 quilômetros ao leste da capital norte-coreana, Pyongyang)”, explicou em comunicado o Estado-Maior Conjunto, que acrescentou que “o alcance máximo destes projéteis está estimado em 70 quilômetros”.

Acredita-se que os mísseis correspondem ao projeto soviético FROG (acrônimo com o qual a Otan designou esta série de projéteis de curto alcance), empregados pelo Exército norte-coreano desde os anos 70.

“Pedimos à Coreia do Norte que cesse novas ações provocativas”, afirmou o órgão militar no texto, no qual também é lembrado que as Forças Armadas sul-coreanas reforçaram a vigilância diante da possibilidade de novos lançamentos.

É o quarto teste desse tipo que o regime norte-coreano realiza nas últimas três semanas, aparentemente em resposta às manobras militares de Coreia do Sul e EUA. Os exercícios bélicos conjuntos, batizados como Foal Eagle, envolvem aproximadamente 7,5 mil soldados americanos.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou uma campanha de hostilidades sem precedentes, com ameaças de guerra quase diárias, sob o pretexto de se sentir ameaçada por essas manobras anuais. Neste ano, por enquanto, mostrou maior moderação, enquanto suas relações com Seul se encontram em uma fase de relativa melhoria.

Cerca de 28,5 mil soldados dos EUA permanecem em território sul-coreano com a ideia de dissuadir Pyongyang de uma possível invasão desde o final da guerra vivida pelos países vizinhos entre 1950 e 1953 e que terminou com um cessar-fogo, e não um tratado de paz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.