Coreia do Norte diz que testou com sucesso novo motor de foguete

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/09/2016 09h42
c01 (COREA DEL NORTE), 03/08/2016.- Fotografía de archivo sin fechar proporcionada por la agencia estatal de noticias norcoreana KCNA, que muestra un misil balístico estratégico tierra a tierra Hwasong-10, también llamado Musudan, durante su lanzamiento en una localidad no revelada de Corea del Norte. Corea del Norte lanzó hoy, 3 de agosto de 2016, un misil balístico de medio alcance desde su costa suroccidental a las aguas del mar del Este (Mar de Japón), mientras un segundo proyectil explotó poco después de despegar, informó el Ministerio de Defensa de Seúl. Se trata de los primeros lanzamientos de Pyongyang desde el pasado 19 de julio, cuando realizó una prueba con dos misiles de corto alcance y un tercero de medio alcance. EFE/KCNA SÓLO USO EDITORIAL EFE/KCNA Foto de arquivo mostra míssil balístico estratégico Hwasong-10

A Coreia do Norte anunciou que realizou um teste bem-sucedido de um motor de foguete de alta potência para o lançamento de satélites. A notícia é mais uma fonte de preocupação sobre os progressos da ditadura comunista no desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance.

A descrição do novo motor era similar à de um propulsor de foguete que os Estados Unidos afirmaram que Pyongyang elabora em colaboração com o Irã, segundo especialistas, o que indica que a tecnologia da Coreia do Norte pode ser compartilhada com Teerã. O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou que sua avaliação é de que o motor testado pode ser usado para um míssil de longo alcance.

A agência estatal norte-coreana afirmou nesta terça-feira que o ditador Kim Jong Un havia conduzido o teste em solo de um motor com 80 toneladas de impulso no principal centro de pesquisa espacial do país, no extremo noroeste da Coreia do Norte. A data do teste não foi informada, mas a imprensa norte-coreana em geral reporta as atividades do presidente no dia seguinte aos fatos. A nota diz que o teste foi um sucesso e dá uma garantia “científica e tecnológica” para o plano norte-coreano de lançar mais satélites.

A Coreia do Norte diz que seu programa espacial é para fins pacíficos, mas os lançamentos de foguetes balísticos do país são proibidos pela Organização das Nações Unidas porque a tecnologia usada pode também servir para a produção de mísseis.

O regime norte-coreano ignorou a proibição da ONU e reforçou os testes de foguetes, mísseis e armas nucleares neste ano. A China, um aliado da Coreia do Norte, não criticou diretamente o país por seu teste mais recente, mas pediu que “todas as partes” respeitem as resoluções da ONU sobre o uso de tecnologia de mísseis balísticos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.