Coreia do Norte e Japão se reúnem em Pequim para analisar relação bilateral

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2014 09h54

Pequim, 1 jul (EFE).- Representantes do Japão e da Coreia do Norte se reuniram nesta terça-feira em Pequim para abordar a questão dos sequestros dos cidadãos japoneses por parte do regime norte-coreano, pratica que, apesar de ter ocorrido há décadas, continua sendo a barreira para normalizar a relação bilateral entre os países.

O encontro, realizado na embaixada da Coreia do Norte em Pequim, foi liderado pelo diretor-geral da seção Ásia Pacífico do Ministério das Relações Exteriores japonês, Junichi Ihara, e o representante norte-coreano para a normalização das relações com o Japão, Song Il Ho, indicaram à Agencia Efe fontes diplomáticas japonesas.

A reunião aconteceu em um ambiente de distensão, embora Tóquio tenha transferido a Pyongyang sua condenação do recente teste de mísseis realizado pelo regime norte-coreano, ação que, segundo a fonte citada, desrespeita uma série de resoluções do Conselho de Estado da ONU.

Os representantes aprofundaram o acordo alcançado em maio passado em Estocolmo, onde ambos os países pactuaram continuar com as conversas a alto nível sobre o sequestro de cidadãos japoneses pelo regime norte-coreano.

No entanto, na ocasião, as partes envolvidas não definiram algumas das medidas esperadas, como a criação do comitê de investigação da Coreia do Norte para apurar os sequestros mencionados.

Em maio, ambos os países concordaram que Pyongyang trataria de resolver o assunto dos sequestros e que Tóquio rebaixaria as sanções unilaterais, como as restrições às viagens e ao envio de remessas, que mantém sobre Coreia do Norte sempre que as conclusões destas investigações se mostrassem satisfatórias.

Tóquio exige a Pyongyang que investigue o paradeiro de pelo menos 17 japoneses, 12 dos quais consideram desaparecidos, sequestrados entre 1977 e 1983 pelo regime comunista para participar de seu programa de adestramento de espiões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.