Coreia do Norte garante que está sofrendo sua “pior seca em 100 anos”

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 07h05

Seul, 17 jun (EFE).- A Coreia do Norte garantiu através de sua imprensa estatal que está sofrendo “a pior seca em 100 anos”, o que elevou os temores de um agravamento da crise alimentícia crônica no o país.

“Continua a pior seca em 100 anos na RPDC (Coreia do Norte) causando graves danos à produção agrícola”, afirmou a agência estatal “KCNA” em comunicado divulgado nesta quarta-feira em seu site.

O meio estatal assegura que quase um terço dos 441 mil hectares de campos de arroz em todo o país estão secando e que a escassez de chuva afeta especialmente às províncias de Hwanghae do Norte e do Sul, situadas no sudeste do território nacional.

Em Hwanghae do Norte, 58% das plantações de arroz secaram, enquanto em Hwanghae do Sul, esse número chega a 80%, segundo dados da “KCNA”.

A agência indicou que nos campos de arroz secos estão sendo semeados outros cultivos para reduzir os danos sobre a produção agrícola.

Além disso, a “KCNA” advertiu que as reservas de água nos açudes se encontram em níveis mínimos e que os rios e outras correntes fluviais também estão secando.

Na vizinha Coreia do Sul, o Ministério da Unificação observa de perto a situação, mas assegura que, por enquanto, a Coreia do Norte não solicitou ajuda para combater a seca que afeta o país desde janeiro, explicou hoje à Agência Efe uma de seus representantes.

As chuvas acumuladas na Coreia do Norte entre janeiro e maio só alcançaram 57% da média registrada entre 1981 e 2010, segundo o Ministério sul-coreano.

Seul calcula que, caso esta situação persista até julho, a produção agrícola poderá se reduzir em entre 15% e 20%, o que causaria um desastre humanitário, já que a Coreia do Norte sofre com um déficit alimentício crônico desde a década de 1990.

Apesar de a situação ter melhorado levemente em 2014, uma em cada três crianças norte-coreanas sofre de desnutrição, segundo os dados do Programa Mundial de Alimentos (PMA). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.