Coreia do Norte lança 2 mísseis de curto alcance ao Mar do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 22h10

Seul, 2 mar (EFE).- A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (data local) dois mísseis de curto alcance ao Mar do Japão em resposta às manobras militares conjuntas que realizam Coreia do Sul e Estados Unidos, segundo informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

Os projéteis, com uma categoria de 490 quilômetros, foram disparados entre as 6h30 e 6h41 hora local (18h30-18h41 de Brasília) da cidade portuária de Nampo (oeste da Coreia do Norte), assinalou Seul em comunicado.

“O Exército sul-coreano permanece alerta para vigiar possíveis lançamentos adicionais, enquanto reforça suas posições de defesa”, acrescentou o comunicado.

As autoridades sul-coreanas consideram que os lançamentos “são provocações da Coreia do Norte em rejeição aos exercícios Key Resolve e Foal Eagle”, em referência às manobras militares conjuntas anuais que Seul e Washington iniciaram nesta segunda-feira (local).

Estes exercícios de grande escala, que acontecem até o dia 13 de março, consistem em simulações de combate para testar a coordenação das forças conjuntas e suas capacidades de defesa perante um eventual ataque norte-coreano.

O regime dos Kim, que censura de maneira taxativa a presença do Exército dos EUA no Sul e considera as manobras como “um teste de invasão” de seu país, já respondeu a estes no ano passado com duros comentários de censura e testes de mísseis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.