Coreia do Norte lança portal de compras online
Seul, 2 abr (EFE).- A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um portal online para compra de produtos, o primeiro neste país caracterizado pelas fortes restrições tanto nas atividades econômicas e comerciais como no acesso à internet.
O site de comércio eletrônico se chama Okryu e nele os norte-coreanos poderão adquirir diversos bens, desde remédios até outros produtos de consumo habitual de fabricação local oferecidos nas lojas e shoppings, informou a agência de notícias estatal “KCNA”.
Os usuários podem fazer suas compras através de seus smartphones neste site, que conta com funções de busca e no qual também se oferece a possibilidade de pedir comida em alguns dos restaurantes mais populares do país, segundo a agência.
O novo portal de comércio eletrônico estará totalmente controlado pelo Estado, segundo a “KCNA”, e tem como objetivo facilitar aos cidadãos a atividade rotineira de fazer compras e elevar a produtividade dos trabalhadores.
A agência norte-coreana explicou que as compras podem ser realizadas com um “cartão eletrônico” local, em um país que permanece completamente isolado dos sistemas bancários e de crédito internacionais.
O anúncio sobre a criação deste sistema de comércio online despertou atenção, já que a Coreia do Norte é um dos países mais restritivos tanto no plano econômico como de acesso à internet.
A economia norte-coreana está em teoria controlada totalmente pelo Estado sob um ortodoxo sistema socialista, embora analistas e refugiados que escapam do país destaquem a existência de uma cada vez maior economia paralela que favoreceu o surgimento de novas classes poderosas.
Por outro lado, está terminantemente proibido o acesso à internet para os norte-coreanos, que em seu lugar usam uma rede interna, que presumivelmente é a que acolhe o novo site de comércio online do país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.