Coreia do Norte publica detalhes sobre aniversário de Kim Jong-un

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 01h25

Seul, 9 jan (EFE).- A Coreia do Norte ofereceu nesta quinta-feira detalhes sobre a celebração do aniversário do líder Kim Jong-un, com a disputa de uma partida de basquete em homenagem ao ditador entre ex-jogadores americanos da NBA e uma equipe norte-coreana em Pyongyang.

Por ocasião de seu aniversário, o 31º de acordo com informações não oficiais, Kim compareceu na quarta-feira, junto com sua esposa Ri Sol-ju, ao jogo no Estádio Poliesportivo de Pyongyang entre o conjunto dos EUA e o combinado norte-coreano Hwaebul (“Tocha Flamejante”), segundo a agência estatal “KCNA”.

O maior protagonista no evento, além do próprio Kim, foi o antigo astro da NBA Dennis Rodman, que cantou “parabéns” para o líder na quadra do pavilhão esportivo, segundo o relato da “KCNA” e imagens da agência divulgadas pela imprensa internacional.

A visita de Rodman a Pyongyang é a quarta desde que o ex-jogador americano estabeleceu uma relação de amizade no ano passado com Kim Jong-un. Rodman disse uma vez que o considera como “um grande amigo”.

Nos dois primeiros períodos do jogo se enfrentaram a equipe norte-coreana e o combinado americano. Já nos dois últimos, foram formadas duas equipes mistas com jogadores de ambos os países, segundo a agência.

As fotos da “KCNA” mostraram a primeira-dama do país ao lado do homenageado Kim Jong-un.

Além disso, a agência informou em seu comunicado que dirigentes do alto escalão do regime norte-coreano como Choe Ryung-hae, Park Pong-ju e Kang Sok-ju também assistiram à partida com suas esposas.

O jogo de basquete parece ter sido o único evento importante do aniversário do jovem dirigente, uma data que, assim como no ano passado, transcorreu de forma bastante discreta.

Isso contrasta com os grandes festejos que a Coreia do Norte dedica todos os anos aos aniversários dos falecidos Kim Il-sung e Kim Jong-il, avô e pai respectivamente do atual dirigente e antigos líderes do Estado comunista fundado em 1948.

Por outro lado, o elevado hermetismo de Pyongyang impede que se confirme a idade de Kim, mas a maioria dos especialistas estimam que o ditador acaba de completar 31 anos, o que o transforma em um dos chefes de Estado mais jovens do mundo na atualidade. EFE

aaf/rpr