Coreia do Norte realiza novo teste de míssil balístico de médio alcance

  • Por Estadão Conteúdo
  • 22/06/2016 10h37
KOR12 - PYONGYANG (COREA DEL NORTE), 30/5/2016.- Fotografía de archivo del 10 de octubre de 2015 suministrada por la Agencia Central de Noticias Norcoreana (KCNA) de misiles balísticos intercontinentales KN-08 exhibidos durante un desfile militar en el 70 aniversario de la fundación del Partido de los Trabajadores de Corea en Pyongyang (Corea del Norte). Según reportes Corea del Norte no tuvo éxito en el lanzamiento de un misil balístico de rango medio el 31 de mayo de 2016, según una fuente militar de Seúl. EFE/KCNA / ARCHIVO / PROHIBIDO SU USO EN COREA DEL SUR / SOLO USO EDITORIAL / NO VENTAS EFE Coréia do Norte

Após quatro tentativas terem falhado nos últimos meses, a Coreia do Norte voltou a disparar um novo míssil balístico de médio alcance, de acordo com autoridades sul-coreanas. Este é o segundo teste com míssil de médio alcance. O projétil percorreu cerca de 400 quilômetros e atingiu uma altitude de 1 000 quilômetros, surgindo como o teste mais eficiente até agora.

Os suspeitos testes de médio alcance Musudan têm preocupado os EUA e seus aliados, como Japão e Coréia do Sul, pois o alcance do armamento pode atingir 3.500 quilômetros e atingir bases militares norte-americanas localizadas no oceano Pacífico. 

O ministro de Defesa do Japão, Gen Nakatani, disse que o lançamento mais recente demonstra um “certo nível de capacidade” e poderia conduzir a um maior reforço nos aprimoramentos de mísseis balísticos por Pyongyang, podendo cobrir o território japonês. Para Nakatani, o disparo mostra uma preocupante evolução no programa de mísseis do regime de Kim Jong-un, “a ameaça ao Japão está a intensificar-se”, relata.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.