Coreia do Sul construirá polêmica árvore de Natal junto a fronteira com Norte

  • Por Agencia EFE
  • 02/12/2014 11h11

Seul, 2 dez (EFE).- O governo da Coreia do Sul autorizou nesta terça-feira a construção de uma grande árvore de Natal junto à fronteira com a Coreia do Norte, o que poderia provocar tensões com o regime de Pyongyang, que considera a instalação como uma arma de guerra psicológica.

O Executivo sul-coreano aceitou a solicitação do Conselho Cristão da Coreia, uma ONG de caráter religioso do país, “pelo bem da paz entre as duas Coreias e para garantir a liberdade religiosa”, explicou um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul em uma sessão informativa.

A árvore, cujas luzes serão acesas perto do Natal, será na realidade uma torre de nove metros de altura iluminada sobre a colina de Aegibong, situada no extremo noroeste da Coreia do Sul, a dois quilômetros da fronteira.

A torre original, criada em 1971 como uma instalação religiosa, foi derrubada em outubro pelo Ministério da Defesa sul-coreano por razões de segurança ao considerar que estava em mau estado de conservação. No entanto, a ONG decidiu construir por conta própria outra instalação similar no local da antiga.

A instalação foi considerada uma ferramenta de guerra psicológica contra a Coreia do Norte por ostentar brilhantes luzes coloridas, de modo que possam ser vistas do outro lado da fronteira.

O regime dos Kim ameaçou diversas vezes disparar ou bombardear a torre, considerada uma “provocação” do governo da Coreia do Sul.

A expectativa é que a nova árvore de Natal provoque fortes protestos de Pyongyang, o que daria ainda mais tensão à relção entre os países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.