Coreia do Sul e EUA criam nova divisão conjunta de combate

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 02h24

Seul, 21 mai (EFE).- A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciarão, a partir de junho, uma nova divisão militar em território sul-coreano com capacidade de combate para fazer frente à ameaça do regime da Coreia do Norte.

A nova unidade será inaugurada durante uma cerimônia no próximo dia 3 de junho na cidade de Pyeontaek, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Seul, informou nesta quinta-feira a 2ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA na Coreia do Sul em comunicado.

A nova unidade será integrada por uma brigada dessa divisão americana atualmente alocada ao norte da capital e outra brigada das Forças Armadas da Coreia do Sul, mas, em tempos de paz, as duas manterão suas tarefas rotineiras em suas áreas habituais.

A nova divisão “será a primeira unidade militar combinada da Coreia do Sul e dos Estados Unidos com capacidade de realizar missões de combate reais desde que o Comando de Campo Conjunto do Exército foi dissolvido em julho de 1992”, expressou o órgão militar americano em comunicado.

A 2ª Divisão de Infantaria americana destacou que a nova unidade “evidencia a força da aliança entre Coreia do Sul e Estados Unidos” frente ao poderoso Exército da vizinha Coreia do Norte, um dos maiores do mundo com aproximadamente 1,1 milhão de efetivos.

O anúncio da nova divisão conjunta acontece em um momento de tensão militar com a Coreia do Norte, depois que as duas Coreias realizaram manobras perto da fronteira e trocaram ameaças nas últimas semanas.

Os EUA mantêm 28,5 mil efetivos na Coreia do Sul e se comprometem a defender seu aliado diante de um hipotético ataque da Coreia do Norte.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em conflito desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício que até hoje não foi substituído por um tratado de paz definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.