Coreia do Sul em luto por causa de acidente em show que matou 16 jovens

  • Por Agencia EFE
  • 18/10/2014 02h58
  • BlueSky

Seul, 18 out (EFE).- A Coreia do Sul amanheceu neste sábado em luto por causa da tragédia ocorrida ontem no sul de Seul, onde 16 jovens morreram em um acidente durante um show, pondo em dúvida a qualidade da segurança no país.

O incidente ocorreu por volta das 18h de sexta-feira (horário local, 6h de sexta em Brasília), quando uma janela de ventilação cedeu com parte do público em cima, fazendo com que alguns dos espectadores caíssem de uma altura de 10 metros no estacionamento situado no subsolo.

Cerca de 700 pessoas assistiam ao show, ao ar livre, de vários grupos de pop sul-coreano, entre eles o “4 minutes”, conhecido entre o público jovem, no complexo tecnológico Pangyo Techno Valley da cidade de Seongnam, a cerca de 20 quilômetros ao sul da capital.

A tragédia ocorreu seis meses depois do naufrágio do navio Sewol, que deixou 304 mortos e gerou uma onda de indignação na sociedade sul-coreana por causa dos erros cometidos pelos mecanismos de prevenção de desastres, e pela lenta e ineficaz resposta das autoridades.

Para evitar a repetição das críticas, o governo liderado pela presidente Park Geun-hye tratou de convocar com rapidez a montagem de um gabinete de crise sobre o acidente ontem.

Foram instalados escritórios provisórios no local do show para tentar esclarecer os fatos e atender aos familiares das vítimas, informou hoje a agência de notícias “Yonhap”.

A polícia, por sua vez, está interrogando os responsáveis pela organizadoção do evento para determinar se houve descumprimento da legislação de segurança, disse um porta-voz das autoridades locais.

Além disso, foi encontrado morto hoje um homem de 37 anos que estava a cargo da segurança nas instalações do show, afirmou o porta-voz à “Yonhap”. Existem indícios de que ele tenha se suicidado.

O homem, que tinha sido interrogado pela polícia, teria se jogado de um prédio alto no Pangyo Techno Valley após deixar uma mensagem nas redes sociais pedindo perdão às vítimas e à sua própria família.

A tragédia ocorreu depois que várias pessoas subiram na janela de ventilação para tentar ter melhor visão do show. A estrutura não suportou o peso e se rompeu, fazendo com que as pessoas caíssem no estacionamento do subsolo.

Doze da vítimas morreram no local do acidente. Outras quatro no trajeto até o hospital ou enquanto recebiam tratamento de urgência.

Onze feridos estão internados em quatro centros médicos próximos ao local, alguns deles em estado grave, o que pode fazer o balanço de mortos aumentar, informaram as autoridades locais.

O evento foi organizado pela empresa Edaily e contava com o patrocínio do Pangyo Techno Valley, um complexo multiuso que abriga instalações tecnológicas e o palco ao ar livre onde ocorreu o acidente.

O caso lembra o ocorrido em 2005, na cidade de Sangju (cerca de 270 quilômetros ao sul de Sul), onde 11 pessoas morreram e 70 ficaram feridas durante a entrada de um show realizado em um estádio da região. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.