Coreia do Sul, Japão e EUA dividirão dados de programa nuclear norte-coreano

  • Por Agencia EFE
  • 26/12/2014 08h07

Seul, 26 dez (EFE).- Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos assinarão na próxima segunda-feira em Seul um acordo para compartilhar dados de inteligência sobre o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, anteciparam nesta sexta-feira representantes do Ministério da Defesa sul-coreano.

Os três países discutiam desde maio um acordo desta natureza diante dos aparentes avanços no programa norte-coreano.

“Achamos que a cooperação entre os três países aliados melhorará a qualidade dos dados de inteligência sobre a Coreia do Norte, o que permitirá responder de maneira mais eficiente às provocações do regime norte-coreano”, explicou um deles.

Pyongyang ameaçou recentemente realizar um novo teste nuclear em protesto pela recente resolução da Assembleia das Nações Unidas contra a violação de direitos humanos na Coreia do Norte.

Relatórios recentes também indicaram que o regime de Kim Jong-un avançou na tecnologia de miniaturizar ogivas nucleares para equipá-las em mísseis de médio e longo alcance.

A Coreia do Norte já realizou desde 2006 três testes nucleares subterrâneos, o último em 2013, quando detonou uma bomba de urânio, o mais potente de seus artefatos.

Além disso, no meio do ano o exército norte-coreano disparou para testes centenas de projéteis, entre eles vários Rodong de alcance intermediário (cerca de mil quilômetros).

Seul e Washington têm já um acordo bilateral de inteligência militar, da mesma forma que Estados Unidos e Japão.

Tóquio e Seul estavam a ponto de assinar um pacto semelhante em 2012, mas a piora das relações bilaterais impediu que fosse rubricado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.