Coreia do Sul perde 1 bilhão de euros por ano por pesca ilegal chinesa

  • Por Agencia EFE
  • 02/11/2014 05h58

Seul, 2 nov (EFE).- A Coreia do Sul anunciou neste domingo que sofre a cada ano um prejuízo de mais de um bilhão de euros com a pesca ilegal em massa de embarcações chinesas em suas águas, atividade que chegou a causar incidentes com mortos e fortes atritos diplomáticos entre os dois países.

A pesca ilegal por embarcações chineses superaram em 2012 as 675 mil toneladas, o que representa 21,2% da produção total da Coreia do Sul e 61,9% da pesca sul-coreana em suas próprias águas, publicou o Instituto de Política Pesqueira de Seul.

O órgão classificou como um grave prejuízo que provoca a cada ano perdas diretas para a indústria sul-coreana de 1,35 trilhões de wons (um bilhão de euros, R$ 3 bilhões).

“O prejuízo global alcançaria um número astronômico se somarmos todos os custos indiretos, como as despesas das operações policiais para acabar com a pesca ilegal”, destacou o relatório.

As informações foram divulgadas pouco depois de mais um tensionamento nos laços diplomáticos entre os países, causado pelo incidente em que um agente da guarda-costeira sul-coreana disparou e matou o capitão de um navio chinês durante uma das frequentes batidas para combater a pesca ilegal.

O incidente aconteceu no último dia 10 em águas sul-coreanas do Mar Amarelo, e gerou protestos de autoridades diplomáticas da China, enquanto o governo da Coreia do Sul comunicou seu “pesar” ao do país vizinho.

Em setembro de 2008 e em dezembro de 2011 dois guarda-costeiros da Coreia do Sul foram mortos por pescadores chineses em conflitos semelhantes.

Em 2013 183 pescadores chineses foram detidos por trabalhar ilegalmente em águas sul-coreanas, onde existem abundantes recursos pesqueiros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.