Coreia do Sul promete mais represálias contra Norte após incidente com minas

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2015 07h57

Seul, 12 ago (EFE).- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu nesta quarta-feira responder “com severidade” ao suposto ataque norte-coreano com minas no qual dois soldados ficaram gravemente feridos, enquanto o Ministério da Defesa pensa em como ampliar suas represálias.

“Atuaremos com severidade perante as provocações da Coreia do Norte”, afirmou Park durante um evento na Casa Azul (a residência presidencial), no qual prometeu “fazer todo o possível para garantir que não volte a ocorrer algo similar”, segundo o noticiado pela agência de notícias local “Yonhap”.

Por sua parte, o ministro da Defesa, Han Min-koo, declarou que as primeiras represálias tomadas contra Coreia do Norte são apenas “um primeiro passo” e estão sendo elaboradas novas medidas.

Em uma primeira resposta, Seul retomou na segunda-feira a chamada “guerra psicológica”, ao reativar pela primeira vez em 11 anos os alto-falantes na fronteira que enviam mensagens contra o regime dos Kim, além de emitir uma ordem de alerta máximo e preparar sua artilharia perante a possibilidade de novas agressões.

O novo episódio de tensão entre as duas Coreias começou no último dia 4, quando dois soldados sul-coreanos ficaram gravemente feridos – um deles perdeu as duas pernas e o outro um pé – na explosão de três minas nas proximidades da fronteira com Coreia do Norte.

Após uma investigação, o governo sul-coreano concluiu que as minas foram colocadas por soldados do Norte que, sem serem vistos, teriam penetrado 440 metros em território sul-coreano entre os dias 26 de julho e 1º de agosto.

Por enquanto, a Coreia do Norte não se pronunciou sobre o assunto, enquanto a Coreia do Sul também não ofereceu mais detalhes sobre as possíveis novas medidas de represália que pensa em tomar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.