Coreias entram em acordo para reunião de alto nível entre outubro e novembro

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 09h24

Seul, 4 out (EFE).- As duas Coreias entraram em acordo neste sábado para manter um encontro de alto nível entre outubro e novembro após uma reunião entre representantes dos dois países na cidade sul-coreana de Incheon, para onde Pyongyang enviou hoje uma delegação liderada pelo número 2 do regime.

Caso realmente aconteça, esta será a segunda reunião de alto nível entre as duas Coreias este ano depois da realizada em fevereiro, que foi a primeira em sete anos.

Segundo a agência sul-coreana “Yonhap”, a reunião de hoje aconteceu em um restaurante de Incheon, cidade ao oeste de Seul à qual uma delegação norte-coreana chegou de surpresa para assistir ao encerramento dos Jogos Asiáticos, que acontecem na cidade.

O grupo foi liderado pelo vice-marechal Hwang Pyong-so, novo vice-presidente da poderosa Comissão Nacional de Defesa (CND) e considerado o número 2 do regime após Kim Jong-un.

Hwang esteve acompanhado por Choe Ryong-hae, secretário do Partido dos Trabalhadores e ex-vice-presidente da CND, e Kim Yang-gon, diretor do Departamento da Frente Unida do partido.

A delegação sul-coreana que se reuniu com eles no restaurante contou com o ministro da Unificação, Yoo Kihl-jae, e o ex-ministro da Defesa e ex-chefe do Estado-Maior, Kim Kwan-jin, assim como o vice-diretor do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, sigla em inglês), Han Ki-bum.

Representantes de ambas as partes demonstraram seu desejo de que a reunião leve a uma melhora nas relações entre os vizinhos, que ainda estão tecnicamente em guerra, já que a Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz.

“As partes trataram de diversos temas pendentes e outros assuntos de interesse mútuo”, explicou à “Yonhap” um porta-voz do governo sul-coreano, que ainda vai fazer uma entrevista coletiva para explicar com detalhes os temas tratados durante o encontro.

Diante da falta de mais informações, a imprensa sul-coreana especula que o Norte pediu a Seul a suspensão das sanções impostas após o afundamento da corveta Cheonan em 2010, uma ação da qual a Coreia do Sul responsabilizou o regime norte-coreano, e também o cancelamento das manobras militares com os Estados Unidos em território sul-coreano.

Após a reunião, a delegação da Coreia do Norte fez uma breve visita de cortesia ao primeiro-ministro sul-coreano, Chung Hong-won, e se reuniu com atletas norte-coreanos que participaram dos Jogos Asiáticos de Incheon. Além disso, os funcionários do alto escalão norte-coreano assistiram a cerimônia de encerramento dos Jogos antes de retornar a Pyongyang. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.