Costa do Marfim fecha fronteiras com Libéria e Guiné devido ao ebola

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2014 04h23

Monróvia, 24 ago (EFE).- A Costa do Marfim fechou este fim de semana suas fronteiras com as vizinhas Libéria e Guiné para evitar que o surto de ebola chegue a seu território, informou neste domingo a rádio pública marfinense.

A decisão foi tomada pelo primeiro-ministro do país, Daniel Kablan.

Guiné e Libéria são dois dos quatro países afetados pela epidemia, enquanto Costa do Marfim não registrou até agora nenhum caso de ebola.

Desde que surgiu em março na Guiné, o surto matou nesse país, na Libéria, Serra Leoa e Nigéria 1.427 pessoas, segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A epidemia está castigando especialmente a Libéria, com 576 mortes e 972 casos, o que obrigou as autoridades a decretar o toque de recolher e pôr em quarentena dois populosos bairros próximos à capital.

As autoridades liberianas utilizam o ZMapp – remédio experimental que permitiu a cura de dois missionários americanos que se contagiaram na Libéria – para tratar dos doentes, que respondem gradualmente a esta medicação.

O ebola, que se transmite por contato direto com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.