Costa do Sauípe se prepara para receber delegações de 48 países do BID

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2014 17h03

Julio César Rivas.

Costa do Sauípe, 26 mar (EFE).- As delegações dos 48 países integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) começaram a chegar nesta quarta-feira à Costa do Sauípe, na Bahia, onde amanhã começa a assembleia anual do organismo.

Em um complexo turístico situado cerca de 70 quilômetros ao norte de Salvador, a organização da reunião finaliza os detalhes para que tudo esteja preparado para a abertura de uma assembleia centrada no papel do setor privado no desenvolvimento da região.

Cerca de duas mil pessoas, entre elas os integrantes das delegações dos 48 países-membros do BID e pouco menos de uma centena de jornalistas, participarão entre os dias 27 e 30 de março da 55ª assembleia anual de governadores do BID e da 29ª assembleia da Corporação Interamericana de Investimentos (CII).

Dezenas de operários estão concluindo os últimos trabalhos nas salas onde acontecerão as reuniões nos próximos dias e colocando as bandeiras dos países-membros do BID enquanto centenas de turistas que se encontram na Costa do Sauípe observam com curiosidade os preparativos.

As autoridades brasileiras também preparam um visível dispositivo de segurança para garantir o desenvolvimento do evento para o qual se prevê a presença de vários dos principais ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais da região.

A presença da presidente Dilma Rousseff na abertura dessa reunião no sábado ainda não foi confirmada pelas autoridades de Brasília.

O enfoque da reunião do BID deste ano é a continuação do trabalho iniciado na assembleia anterior, no Panamá, na qual os governadores da instituição decidiram buscar fórmulas para reformar as operações do setor privado “a fim de aumentar sua eficiência e efetividade”.

Os governadores, que são os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais dos 48 países-membros, solicitaram em 2013 reformas para reduzir custos, reorganizando ou conseguindo uma maior integração, dos quatro guichês em que estão divididos as operações do setor privado do BID.

Também na agenda estará a análise da atual situação econômica da região, agora que já se confirmou o que se tinha antecipado na assembleia de 2013: o fim do ciclo de bonança impulsionado pelos elevados preços das matérias-primas nos mercados internacionais.

Com a queda dos preços das matérias-primas devido à menor demanda da China, a região enfrenta novos desafios após uma década de grande crescimento econômico na qual a pobreza reduziu de 44% para 30% e a classe média da América Latina e do Caribe se expandiu.

Essa expansão permitiu que nestes momentos, e pela primeira vez na história da região, a porcentagem de classe média e pobres seja a mesma, cerca de 30%, o que coloca novos desafios para os governos latino-americanos assim como para o próprio BID.

Além disso, entre ambos grupos, na América Latina há um amplo setor da população que se encontra em uma situação de grande vulnerabilidade e que requer as condições necessárias para somar-se à crescente classe média.

Um dos momentos principais da reunião no Brasil será a publicação, no próximo domingo, no fechamento da assembleia, do estudo da avaliação macroeconômica da América Latina e do Caribe, e que permitirá analisar a evolução da região no último ano assim como prever os desafios mais imediatos.

A reunião se iniciará nesta quinta-feira com uma mesa-redonda na qual participarão o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, com 10 jovens inovadores da região e na qual também estarão presentes os gerentes do setor privado da instituição.

Na sexta-feira, a segunda jornada da assembleia estará dominada por uma série de seminários sobre as oportunidades do setor privado para contribuir ao desenvolvimento na América Latina e no Caribe, tanto em matéria de saúde e educação como em serviços financeiros para as mulheres.

No sábado e no domingo se reunirão os chefes das delegações dos 48 países-membros do BID e acontecerão as sessões plenárias com os governadores, que são os ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais dos sócios do organismo.

Também na sexta-feira, o BID anunciará o lançamento de um inovador projeto baseado na internet, cujo nome e características ainda não foram revelados, para ajudar às pequenas e médias empresas da região em sua internacionalização.

O responsável do projeto, Fabrizio Opertti, chefe da unidade de Comércio e Integração do BID, disse à Agência Efe que o novo produto do BID “dará um impulso à globalização das pequenas e médias empresas latino-americanas” utilizando tecnologia digital e o poder da internet. EFE

jcr/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.