CPI das universidades paulistas entrega relatório final amanhã

  • Por Agência Brasil
  • 09/03/2015 19h24
SP - TROTE/POLI - GERAL - Trote nos calouros da Escola Politécnica da USP, nesta segunda-feira, em São Paulo. Os estudantes eram convidados por veteranos a participar da brincadeira, que incluía banho de tinta, lama, farinha e leite condensado. 14/02/2011 - Foto: AMANA SALLES/FOTO ARENA/AE AMANA SALLES/FOTO ARENA/AE No dia da inscrição

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (Alesp) de São Paulo, que investiga as denúncias de violações de direitos humanos nas universidades paulistas, apresentará amanhã (10) o relatório final de suas atividades.

Segundo a Alesp, a CPI fez quase 40 reuniões, nas quais ouviu relatos de abusos denunciados por estudantes, professores e funcionários das universidades públicas e privadas de São Paulo. Reitores e diretores de faculdades também foram ouvidos. Nos depoimentos foram relatados casos de violência não somente em trotes, mas em festas e até mesmo no cotidiano acadêmico.

Na manhã de hoje (9), em Campinas, apenas dois dos 14 convidados a depor sobre os casos de violência na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e na Universidade Estadual (Unicamp) compareceram à CPI. Os dois depoentes são alunos que estiveram no comando da Associação Atlética do curso de medicina da PUC-Campinas, entidade que tem entre suas atribuições promover a prática de esporte entre os alunos, mas que é acusada de fomentar o trote violento. Ambos negaram as acusações.

Em relatório parcial, divulgado no final do mês passado, a CPI recomendou o envio do relatório final para o Ministério Público e demais autoridades para que as denúncias sobre os abusos sejam apuradas e para que as autoridades responsáveis possam tomar as “medidas judiciais e administrativas cabíveis”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.