Cresce número de suicídios entre jovens sul-coreanos

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2014 02h36

Seul, 14 jul (EFE).- O suicídio continua sendo a primeira causa de morte entre os jovens da Coreia do Sul acima dos acidentes de trânsito ou câncer, mostrou nesta segunda-feira um estudo que revela um preocupante aumento do número de pessoas que tiram a vida ainda jovem.

Oito em cada 100.000 sul-coreanos com idades compreendidas entre 9 e 24 anos se suicidaram em 2012, a maior porcentagem jamais atingida no país, segundo o relatório apresentado pelo Escritório de Estatística da Coreia do Sul, que destaca como principais motivos o grande estresse escolar e as dificuldades econômicas.

O número de mortes de jovens por suicídio supera amplamente os acontecidos por acidentes de trânsito (4,9 por cada 100.000) e é mais do que o dobro que as causadas por câncer (3,4 por cada 100.000), segundo o documento.

O relatório de Estatística também aponta que 11,3% dos jovens sul-coreanos entre 13 e 24 anos pensou em algum momento na possibilidade de se suicidar, o número mais alto desde que em 2006 começaram a ser colhidos dados deste tipo.

O estresse relacionado com os estudos foi a principal causa de suicídio com 28% dos casos, enquanto os problemas econômicos ocuparam o segundo lugar com 20,5%.

O sistema educacional sul-coreano é considerado um dos de maior qualidade do mundo, embora seja frequentemente criticado por gerar uma alta competitividade e submeter os estudantes a uma excessiva pressão.

A Coreia do Sul, um país onde a alta competitividade invade todos os âmbitos da sociedade, ocupa o primeiro lugar do mundo desenvolvido em taxa de suicídios com 29,1 casos por cada 100.000 pessoas, segundo dados de 2012 publicados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.