Crescente Vermelho distribui 10 mil pacotes de comida em Al Yarmouk

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2015 14h53
  • BlueSky

Beirute, 7 abr (EFE).- O Crescente Vermelho da Síria distribuiu nos últimos três dias 10 mil pacotes de comida entre os deslocados que fugiram do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco, disse nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte do organismo na capital síria.

A fonte afirmou por telefone que a distribuição de ajuda aconteceu nas zonas de Yalda, Babila e Beit Sahem, nas proximidades de Al Yarmouk, em colaboração com os comitês de reconciliação e grupos da sociedade civil locais.

O Crescente Vermelho estuda agora como solucionar a escassez de água e os problemas sanitários que os deslocados enfrentam nas áreas para as quais escaparam. O objetivo é construir tanques de água e enviar unidades médicas equipadas.

A agência de notícias oficial síria informou no domingo que duas mil pessoas tinham fugido de Al Yarmouk após o início, quatro dias antes, de um ataque do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) para tomar o controle do local.

Desde então, o EI enfrentam no campo a resistência da organização Aknaf Beit al Maqdis -uma facção palestina oposta ao regime de Bashar al Assad-, que conta com o apoio de grupos rebeldes sírios.

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) qualificou de “totalmente catastrófica” a situação humanitária, por isso considera que qualquer pessoa ou governo que possa influenciar as partes em conflito deve tentar intervir.

O Conselho de Segurança se reuniu ontem urgentemente e condenou os “graves crimes cometidos pelo Estado Islâmico e a Frente al Nusra (braço sírio da Al Qaeda) contra 18 mil civis no campo”.

Além disso, exigiu que todas as partes protejam os refugiados, permitam a entrada de ajuda humanitária e facilitem a evacuação de civis da zona de combate.

Ativistas e fontes palestinas acusam a Frente al Nusra de ter ajudado o EI a entrar em Al Yarmouk; embora o braço da Al Qaeda tenha dito que se mantém neutro no conflito. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.