Crescimento da safra de café em SP tem expectativa superior a da média nacional
O crescimento da safra do café em São Paulo tem expectativa superior a da média nacional, segundo estimou o secretário estadual da agricultura.
Nesta quarta-feira (25), o governo paulista deu início simbólico à colheita do grão em evento no Instituto Biológico, na Zona Sul da capital.
A safra 2016 em São Paulo não deve ser afetada significativamente por pragas ou demais imprevistos.
O secretário estadual da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou que o momento é de otimismo e espera bons resultados. “O otimismo é muito grande com relação à safra deste ano. Há previsão de crescimento de quantidade da safra nacional em torno de 14,6% e a previsão de SP é do crescimento ainda mais significativo”.
Apesar da importância histórica, São Paulo hoje é o terceiro produtor de café do Brasil, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo.
O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café, Nathan Herszkowicz, disse que a qualidade da bebida vem subindo no país. “O consumidor brasileiro vai ter cafés de melhor qualidade ainda. Desde os cafés do dia-a-dia até os de alta qualidade e gourmet”.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com uma área plantada de dois milhões e 210 mil hectares. A produção dos cafés arábica e conilon deverá ter um total de 49 milhões de sacas em 2016.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.