Crescimento da safra de café em SP tem expectativa superior a da média nacional

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2016 16h04
Reprodução Exportações de café alcançam 36

O crescimento da safra do café em São Paulo tem expectativa superior a da média nacional, segundo estimou o secretário estadual da agricultura.

Nesta quarta-feira (25), o governo paulista deu início simbólico à colheita do grão em evento no Instituto Biológico, na Zona Sul da capital.

A safra 2016 em São Paulo não deve ser afetada significativamente por pragas ou demais imprevistos.

O secretário estadual da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou que o momento é de otimismo e espera bons resultados. “O otimismo é muito grande com relação à safra deste ano. Há previsão de crescimento de quantidade da safra nacional em torno de 14,6% e a previsão de SP é do crescimento ainda mais significativo”.

Apesar da importância histórica, São Paulo hoje é o terceiro produtor de café do Brasil, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo.

O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café, Nathan Herszkowicz, disse que a qualidade da bebida vem subindo no país. “O consumidor brasileiro vai ter cafés de melhor qualidade ainda. Desde os cafés do dia-a-dia até os de alta qualidade e gourmet”.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com uma área plantada de dois milhões e 210 mil hectares. A produção dos cafés arábica e conilon deverá ter um total de 49 milhões de sacas em 2016.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.